Relacionamento Internacional

A Assessoria de Relações Internacionais - ASINT é uma unidade de apoio à Diretoria Colegiada e às Superintendências da ANTT. Suas principais atribuições envolvem:

  • promoção do diálogo com organismos e instituições internacionais visando a troca de experiências;

  • coordenação das atividades de cooperação técnica e financeira com entidades nacionais e estrangeiras e gerenciamento dos contratos com financiamento de organismos internacionais;

  • elaboração e execução do planejamento da atuação internacional da ANTT;

  • coordenação a atuação internacional da ANTT, bem como relacionamento com o Ministério das Relações Exteriores e com missões diplomáticas estrangeiras;

  • assessoramento quanto ao transporte internacional terrestre de cargas e passageiros; e

  • relacionamento com os organismos internacionais em convenções, acordos e tratados, bem como junto aos demais órgãos e entidades do Governo Brasileiro.

Assessor Chefe

Noboru Ofugi

Contatos:

internacional@antt.gov.br

(61) 3410-1971

(61) 3410-1782

Plano de Atuação Internacional

O Plano de Atuação Internacional tem como objetivo sistematizar as ações da ANTT nesta esfera de competência, dotar o público interno e a sociedade de informações sobre as atividades desenvolvidas, assim como prover aos gestores instrumento para tomada de decisão quanto a alocação de recursos.

A atuação internacional da ANTT em relação ao transporte terrestre pode ser dividida atualmente em: (i) operação do transporte terrestre internacional de cargas e passageiros e; (ii) troca de conhecimento técnico para aprimoramento da atividade regulatória. Essa atuação é fundamental para melhorar o fluxo de transporte entre os países e fomentar a economia.

Em 2019, com a finalidade de dar mais transparência às missões e avaliar a relevância, a efetividade, a eficiência, o impacto e a sustentabilidade de sua atuação internacional, a ANTT desenvolveu um indicador de atuação internacional, que considera as missões e as edições do programa traineeship priorizadas no Plano de Atuação Internacional. 

Memorandos de Entendimento

O Memorando de Entendimentos é um instrumento simplificado, destinado a registrar princípios gerais que orientarão as relações entre as Partes, nos planos político, econômico, cultural, científico e educacional. Serve como primeiro passo para a formalização de um documento jurídico mais elaborado como um acordo de cooperação técnica.

Em função do seu formato simplificado, o MoU tem sido amplamente utilizado para definir linhas de ação e compromissos de cooperação internacional.

É recomendável que o Memorando contenha as seguintes informações:

  • Objetivo da cooperação, especificando as áreas de interesse;
  • Forma de cooperação;
  • Descrição das atividades e regras para alteração;
  • Termos e condições da execução das atividades;
  • Responsabilidade sobre os custos;
  • Idioma;
  • Regras relativas à interpretação;
  • Obrigação de indicar os contatos em cada área de interesse; e
  • Exigência de que o extrato do Memorando de Entendimento seja publicado no Diário Oficial da União, da República Federativa do Brasil, nos termos do parágrafo único, do art. 61, da Lei nº 8.666/1993, aplicável analogicamente.

A ANTT firmou um Memorando de Entendimentos com a Agência Ferroviária da União Europeia e utiliza instrumentos assinados pelo Ministério dos Transportes do Brasil com outros países, como Estados Unidos, Holanda, Alemanha e da Espanha. Além disso, outros países são parceiros informais da ANTT, como a China, mesmo sem a assinatura de instrumento de cooperação.

Em alguns casos, a ANTT procurou firmar Memorando de Entedimentos com órgãos estrangeiros e houve dificuldades por não se tratar de agências reguladoras e, portanto, não serem consideradas contrapartes.

Esses Memorandos de Entendimentos servem como base para que a ANTT possa ter contato com práticas de regulação, fiscalização e operação do trabalho de outros países. Sendo assim, o aprimoramento da ação regulatória da ANTT perpassa a capacitação dos servidores e, para tanto, podem ser realizadas visitas técnicas, seminários conjuntos, troca de experiências por meio de reuniões ou por documentos, além de intercâmbios funcionais, nomeados de "Traineeships".

Memorandos de Entendimento

Traineeships

A ANTT possibilita que seus servidores recebam uma capacitação in loco para que aprendam e reproduzam na ANTT as melhores práticas relacionadas à regulação de transportes terrestres. Assim, o intercâmbio de servidores, chamado de "Traineeship", é uma possibilidade para que o servidor atue como um colaborador da instituição estrangeira por um período de três a cinco meses e retorne com todo o conteúdo devidamente assimilado para auxiliar na sua atuação profissional na ANTT.

Todos os custos de estadia ficam à cargo do servidor e a ANTT apenas provê a sua remuneração (sem qualquer pagamento por função ou encargo especial), as passagens de ida e volta, seguro saúde e eventual visto. Os servidores são escolhidos por meio de seleção interna e, além de outros requisitos, devem comprovar a habilidade de comunicação na língua necessária ao desempenho das atividades, por meio de redação e entrevista.

Até o momento, foram realizadas duas edições do Traineeship. O primeiro Traineeship foi realizado com a Agência Ferroviária da União Europeia - ERA, possibilitado por meio do Memorando de Entendimentos assinado entre ANTT e ERA. Entre as melhores práticas aprendidas, os servidores participantes tiveram contato com temas de sistemas de sinalização ferroviária, segurança, interoperabilidade e análise de impacto regulatório.

A segunda edição foi relacionada ao serviço de transporte rodoviário de passageiros e foi realizado em Madri, na Espanha. Esse Traineeship foi viabilizado por meio do instrumento de associação da ANTT à União Internacional de Transportes Terrestres - UITP. Nesse caso, uma servidora foi alocada junto à Confederação de Transporte por Ônibus e a outra atuou junto à ALSA, que é uma das operadoras de transporte de passageiros por ônibus do mercado espanhol. Elas tiveram contato e aprenderam sobre a legislação espanhola para transporte de passageiros, sobre a operação no mercado espanhol, entraves para a regulação, mercado de transporte longa distância e semi-urbano e centro de controle de operações de transportes de passageiros.

Após o retorno, os servidores intercambistas devem apresentar relatório e realizar um evento interno para todos os servidores, com o fim de disseminar o conhecimento aprendido.

Traineeship ERA 2017

Traineeship UITP 2018

Traineeship AMT 2019

Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia

Em 2016, na 8ª Convocatória do Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia, organizado pelo Ministério do Planejamento, a ANTT teve dois temas prioritários selecionados, no diálogo "Transporte":

O parceiro na União Europeia foi a Direção-Geral para Mobilidade e Transportes (DG MOVE).

A temática do setor ferroviário foi desenvolvida no âmbito do Memorando de Entendimento firmado entre ANTT e ERA e os produtos desenvolvidos envolveram visitas técnicas às ferrovias europeias, e a realização de workshops conjuntos, no Brasil.

Já o tema de corredores multimodais foi baseado na busca de soluções para escoamento da produção brasileira, utilizando-se como base a TEN-T, rede europeia de corredores logísticos. Como produto decorrente, foi realizada uma visita técnica e um relatório que foi publicado e apresentado no Brasil.

Interação com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)

O Brasil é parceiro-chave da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2007 e em maio de 2017 solicitou sua acessão à organização. A ANTT tem intensificado o diálogo junto à OCDE, por meio da participação em reuniões e de observação das publicações da Organização.

Desde 2016, a ANTT têm participado das reuniões da Rede de Reguladores Econômicos (Network of Economic Regulators - NER) e do Comitê de Política Regulatória (Regulatory Policy Committe - RPC). A partir de 2017, também houve a participação da ANTT em algumas reuniões do Fórum Internacional de Transportes (International Transport Forum – ITF). A agenda internacional junto a esses grupos de trabalho da OCDE é coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais - ASINT.

Esses encontros têm servido para atualizar a ANTT sobre as melhores práticas internacionais. Entre os resultados dos encontros, cita-se o Projeto Atuação Responsiva, que é baseado no Toolkit de Fiscalização e Implementação da Regulação da OCDE. O projeto tem o objetivo de alterar a cultura de fiscalização e controle da Agência, para uma atuação responsiva e efetiva entre regulação e fiscalização. Esse toolkit passará a ser observado para elaboração da Agenda Regulatória  e para a retroalimentação da regulação, que deverá ser coordenada entre as áreas de fiscalização e de regulação da ANTT. Além disso, os encontros da OCDE também inspiraram o Projeto de Redução do Fardo Regulatório, que é desenvolvido pela Superintendência de Governança, Planejamento e Articulação Institucional - SUART, com a finalidade de analisar os custos regulatórios impostos pelas normas da ANTT, em termos monetários.

Link para RPC e NER - OCDE (inglês)

Link para ITF - OCDE (inglês)

Estudos Internacionais

Neste espaço, serão publicados todos os estudos internacionais realizados pela ANTT.

Estudos Internacionais