ANTT apóia implantação do Trem do Pantanal

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alex

Publicado em 27/06/2002 14:35 | Atualizado em 27/06/2002 11:35
| Compartilhe:

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alexandre Resende, o Governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT), e a Ferrovia Novoeste, assinaram nesta quinta-feira (27), na sede da agência, em Brasília, protocolo de intenções para o desenvolvimento de estudos preliminares visando a implantação do serviço de transporte turístico e de passageiros no trecho Corumbá-Campo Grande, denominado "Trem do Pantanal".

O protocolo de intenções vai permitir que a ANTT faça a modelagem institucional, estabelecendo as regras para viabilidade do projeto. A decisão de retomar o Trem do Pantanal surgiu do próprio Governo do Estado do Mato Grosso do Sul que deverá apresentar garantias de investimentos para adequação da ferrovia ao transporte de passageiros.

Após assinar o protocolo com o governador, o diretor-geral da ANTT afirmou que considera esse projeto uma ótima idéia. "O Trem do Pantanal vai permitir o crescimento do turismo local sem causar danos ambientais, além de preservar a malha ferroviária", explica Jose Alexandre Resende.

Atualmente, a Ferrovia que liga Corumbá/Campo Grande opera apenas para transporte de cargas, através da concessionária Ferrovia Novoeste S.A. Para ativar o transporte de passageiros, o estado do Mato Grosso do Sul deverá garantir a origem dos recursos e constituir uma empresa para desenvolver o empreendimento.

A partir da assinatura deste protocolo, será composta uma comissão de com representantes da ANTT, do Estado de Mato Grosso do Sul e da Ferrovia Novoeste para realizar estudos de viabilidade técnica econômico-financeira para implantação do Trem do Pantanal.