Diretor-Geral da ANTT participa de inauguração de terminal no Porto de Santos

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alex

Publicado em 05/08/2002 14:32 | Atualizado em 05/08/2002 11:32
| Compartilhe:

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), José Alexandre Resende, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, participaram nesta segunda-feira, da inauguração do terminal 39 do Porto de Santos que servirá para exportação de grãos e farelo.

Com capacidade estática de armazenagem de até 180 mil toneladas, o terminal passará a ser um dos maiores e mais modernos no complexo portuário da América Latina. A previsão é de que em 2003 passem pelo novo terminal 2,5 milhões de toneladas de grãos e/ou farelo de soja, quantidade que representa 5% do total de cargas movimentadas em Santos e 10% do total da soja exportada pelo País.

O projeto é uma parceria entre duas empresas - a Caramuru (do setor de alimentos) e a Ferronorte (empresa ferroviária e de logística). Ao todo serão investidos R$ 32 milhões, sendo R$ 17 milhões do BNDES, instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

A implantação deste terminal vai gerar 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, além de facilitar o escoamento da produção e a importação de fertilizantes.