Ferrovia Norte-Sul representa espinha dorsal para desenvolvimento logístico
Ferrovia Norte-Sul representa espinha dorsal para desenvolvimento logístico
Acompanhe o leilão ao vivo

Hoje (28/3), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza o leilão da subconcessão da Ferrovia Norte-Sul (FNS), que liga Porto Nacional (TO) até Estrela d'Oeste (SP), passando também pelos estados de Goiás e Minas Gerais. O evento será realizado na B3 (antiga BM&FBovespa), em São Paulo (SP).
De acordo com o edital do certame, o interessado que oferecer o maior valor de outorga no leilão terá o direito de operar esse trecho ferroviário por 30 anos. O lance mínimo do valor de outorga da FNS será de aproximadamente R$ 1,4 bilhões. Serão concedidos ao setor privado 1.537 quilômetros de ferrovia e o investimento previsto é de R$ 2,7 bilhões. Veja um resumo do edital aqui.
“A estrada de ferro foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de cargas no país. A estimativa é de que, ao final da concessão, o trecho ferroviário em questão possa capturar uma demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas”, explica o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas (Sufer) da ANTT, Alexandre Porto.
Acompanhe o leilão pelo site da B3, a partir das 15h.